Quantcast
Channel: sapo/canais/naturlink/emprego_nacional
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5700

Bolsa de Técnico de Investigação (m/f)(03-02-14)

$
0
0

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação Sem Grau Académico no âmbito do Projeto “PATHOALERT – Novos métodos de diagnóstico de microrganismos patogénicos e emergentes em alimentos e águas: uma abordagem molecular e citológica de deteção e avaliação do potencial patogénico” (QREN - SI I&DT Co-promoção- Projeto n.º 30211 AdI), financiado pelo POR Lisboa - Programa Operacional Regional de Lisboa, QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e pela União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, nas seguintes condições:

1.    Área Cientifica: Microbiologia

2.    Requisitos de admissão: Curso de Especialização em Microbiologia (Formação nível IV), com componente de formação em Métodos de Diagnóstico Microbiológico e Biologia Molecular. São ainda consideradas como qualificações requeridas e consideradas preferenciais as seguintes: experiência prévia de trabalho laboratorial em microbiologia e biologia molecular, nomeadamente em crescimento de bactérias e leveduras, extração de DNA de microrganismos e realização de procedimentos de PCR fingerprinting e PCR multiplex; experiência prévia de trabalho em projetos associados a empresas; e experiência de gestão e organização laboratorial.

3.    Plano de trabalhos:
As tarefas do bolseiro inserem-se nas atividades descritas no projeto, nomeadamente: i) preparação de meios e materiais para realização de ensaios de microbiologia e de biologia molecular; ii) organização e gestão de materiais e equipamentos associados ao projeto; iii) extração de ácidos nucleicos de microrganismos e amostras de alimentos e águas; iv) preparação e participação na execução de ensaios de deteção por PCR simples e multiplex.

4.    Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro, e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação) e o Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

5.    Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Microbiologia e Biotecnologia (LMB-BioFIG) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sob orientação científica dos Doutores Rogério Tenreiro (Prof. Auxiliar Agregado) e Ana Tenreiro (Prof. Auxiliar), em regime de co-orientação.

6.    Duração da bolsa e regime de atividade: A bolsa terá a duração de 6 meses, em regime de exclusividade, tendo o início previsto para 24 de março de 2014 e poderá ser, eventualmente, renovável até à data limite de execução do projeto (30 de junho de 2015).

7.    Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 565,00 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), pago por transferência bancária mensal.

8.    Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar será a avaliação curricular, baseada nos seguintes critérios: (i) existência e classificação de curso de especialização em microbiologia (valorado de 0 a 5); (ii) existência e classificação de componente de formação em biologia molecular (valorado de 0 a 3); (iii) existência e classificação de componente de formação em métodos de diagnóstico microbiológico (valorado de 0 a 3); (iv) existência e duração de experiência laboratorial em microbiologia e biologia molecular (valorado de 0 a 3); (v) experiência laboratorial na extração de DNA de microrganismos e em procedimentos de PCR fingerprinting e PCR multiplex (valorado de 0 a 2); (vi) existência e duração de experiência laboratorial em projetos associados a empresas (valorado de 0 a 2); (vii) experiência de gestão e organização laboratorial (valorado de 0 a 2).

O Júri de seleção poderá optar por realizar entrevista de seleção aos 3 melhores candidatos na avaliação curricular; em caso de empate de candidatos após avaliação curricular, haverá lugar a entrevista de desempate. Em qualquer dos casos, a entrevista será classificada numa escala de 0 a 20, sendo a nota final dos candidatos a média aritmética das classificações obtidas na avaliação curricular e na entrevista.

9.    Composição do Júri de Seleção: O Júri é constituído por Rogério Tenreiro (Prof. Auxiliar c/ Agregação; Presidente do Júri), Ana Tenreiro (Prof. Auxiliar; vogal efetiva) e Ana Reis (Prof. Auxiliar; vogal efetiva). São vogais suplentes Sandra Chaves (Inv. Auxiliar) e Lélia Chambel (Prof. Auxiliar).

10.   Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada pela nota final obtida, afixada em local visível e público do Departamento de Biologia Vegetal da FCUL, sendo os(as) candidatos(as) notificados através de email.

11.  Prazo de receção de candidaturas e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 28 de fevereiro de 2014, inclusive.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de email de candidatura acompanhado dos seguintes documentos em versão digitalizada: Carta de motivação; Curriculum vitae detalhado; cópias dos certificados de habilitações académicas, incluindo certificado das disciplinas; e outros documentos que provem a experiência do candidato na área.

As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrónico para rptenreiro@fc.ul.pt, não sendo consideradas candidaturas enviadas por correio ou outros meios.

(disponível em http://www.eracareers.pt a 03-02-14)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5700