Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Referência: PTDC/QUI-QUI/119823/2010
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para mestre no âmbito do projeto Ref. PTDC/QUI-QUI/119823/2010 intitulado “Síntese eficiente de carbociclos e avaliação biológica”, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:
1. Área Científica: Química
2. Requisitos de Admissão:
- Mestre em Química, Ciências Farmacêuticas ou áreas afins.
3. Outros Requisitos:
- Experiência científica em química orgânica sintética, preferencialmente em síntese total ou desenvolvimento de metodologias sintéticas.
- Motivação para investigação científica interdisciplinar e boa capacidade de trabalho;
- Excelente domínio da língua inglesa (falado e escrito);
- Disponibilidade imediata.
4. Plano de Trabalhos ou Objeto da Atividade:
No âmbito do projeto “Síntese eficiente de carbociclos e avaliação biológica” (PTDC/QUI-QUI/119823/2010), serão sintetizados carbociclos assimétricos sobretudo baseados na unidade de ciclopentenona e sujeitos a posterior avaliação biológica.
5. Local de Trabalho e Orientação Científica:
O trabalho será desenvolvido na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, no Laboratório de Síntese Orgânica – iMed.ULisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Carlos A. M. Afonso.
6. Duração da Bolsa:
A bolsa terá a duração de 03 meses, eventualmente renovável por igual período de tempo, até ao fim do projeto, com início previsto em Janeiro de 2015, em regime de exclusividade, conforme Estatuto do Bolseiro de Investigação e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apois/bolsas/valores).
8. Métodos de Seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
Avaliação Curricular e posterior Entrevista aos candidatos admitidos.
1ª Fase: Avaliação Curricular;
Os candidatos serão seriados com base na Avaliação Curricular de acordo com os seguintes parâmetros:
a) Experiência e formação como descrito nos “Requisitos de admissão” (máximo de 30 pontos)
b) Adequação da área científica de especialização (máximo 5 pontos)
c) Produção científica (artigos científicos, comunicações orais ou em painel apresentadas em conferências nacionais e internacionais, (máximo de 15 pontos)
2ª Fase: Entrevista;
Classificação final:
Passam à segunda fase de seleção os candidatos com a pontuação superior a 40.
Os candidatos entrevistados serão seriados com base nos seguintes parâmetros:
a) Conhecimentos científicos em química orgânica nas vertentes teórica e experimental (máximo de 40 pontos)
b) Motivação, organização e flexibilidade (máximo de 10 pontos)
A pontuação obtida na classificação final resulta do somatório dos pontos obtidos na Avaliação Curricular (máximo de 50 pontos) e na Entrevista (máximo de 50 pontos).
9. Composição do Júri:
O Júri responsável pela seleção será constituído pelo Presidente, Professor Doutor Carlos A. M. Afonso, pelo Professor Rui Moreira (vogal) e pelo Doutor Pedro Góis (vogal).
10. Documentos para a Formalização das Candidaturas:
As candidaturas devem ser formalizadas mediante envio da informação requerida dirigida ao Presidente do Júri indicando à referência do Anúncio subject: BI/2015/Proj317 acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, carta de motivação, cartas de referências e outros documentos julgados pertinentes para apreciação do mérito e da motivação do candidato.
11. Prazo para as Candidaturas:
De acordo com o Regulamento o concurso encontra-se aberto no período de 03-12-2014 a 17-12-2014. As candidaturas deverão ser enviadas por email para:
Professor Carlos A. M. Afonso
email: carlosafonso@ff.ul.pt
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Av. Prof. Gama Pinto
1649-003- Lisboa.
12. Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Todos os candidatos serão notificados através de email dos resultados finais da avaliação os quais se tornarão definitivos, se no prazo de 05 dias úteis, não houver alegações ou se houver passados 5 dias úteis após deferimento ou indeferimento das alegações.
Da decisão dos resultados finais, pode ser interposto recurso para o presidente do júri concurso da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, no prazo de 10 dias úteis após a respectiva comunicação, contados a partir da data do ofício acrescido do prazo de dilação do correio.
13. Legislação e regulamentação aplicável:
Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, aprovado em 11 de Julho de 2013, pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, Lei n.40/2004, de 18 Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei 12/2013, de 29 de janeiro, Decreto-Lei n.º 89/2013 de 09 de julho e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. n.º 326/2013, de 27 de agosto.
(disponível em http://www.eracareers.pt a 18-11-14)
Produtos Sugeridos
Plantas Medicinais da Farmacopeia Portuguesa: constituintes, controlo, farmacologia e utilização
[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs e no Twitter em http://twitter.com/NaturJobs]