Centro de Química Estrutural, Instituto Superior Técnico
Referência: Projeto do Centro Química Estrutural (UID/QUI/00100/2013) - (BL-CQE/2015-006)
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa para Pós-Doutoramento (BPD) no âmbito do projecto do Centro de Química Estrutural (UID/QUI/00100/2013), com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020, nas seguintes condições:
Áreas Científicas: Química – Química Medicinal
Requisitos de admissão: Investigador doutorado em Química, Bioquímica, Ciências Farmacêutica ou áreas afins.
Serão factores de preferência:
- experiência em síntese orgânica e organometálica aplicadas à Química Medicinal, incluindo a utilização de estratégias biomiméticas, de controlo estereo-selectivo e de metais biocompatíveis (ruténio e ferro);
- experiência na caracterização de interacções entre moléculas pequenas e biomacromoléculas (ex, proteínas, ácidos nucleicos) usando técnicas espectroscópicas;
- bom domínio da língua inglesa a nível oral e escrito;
Pretende-se dedicação exclusiva e disponibilidade imediata.
Plano de trabalhos:
Pretende-se explorar o potencial de análogos de nucleósidos organometálicos com metais do Grupo 8 como fármacos ou profármacos anticancerígenos e agentes para teranóstica. O objectivo é o de construir uma biblioteca representativa deste tipo de compostos, para subsequente avaliação de eventuais sinergias entre as propriedades dos análogos de nucleósidos como antimetabolitos anticancerígenos e a selectividade, baixa toxicidade sistémica e elevada citotoxicidade in situ em células tumorais tipicamente associadas a compostos organometálicos do Grupo 8.
Legislação e regulamentação aplicável: a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de Agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de Outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação Cientifica da IST-ID.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Química Estrutural, sob coordenação da professora Teresa Duarte.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa, eventualmente renovável, terá a duração de 12 meses, com início previsto em Abril de 2015.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1495,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A forma de pagamento será por transferência bancária.
Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, tendo em conta a adequação do curriculum vitæ ao plano de trabalhos. Os candidatos com CV considerado adequado à posição poderão vir a ser entrevistados presencialmente se tal for considerado necessário pelo júri de selecção. Em caso de necessidade de entrevista, a sua valoração será 30%, correspondendo os restantes 70% à avaliação curricular.
Composição do Júri de Selecção:
Prof. Teresa Duarte (presidente)
Prof. Matilde Marques (vogal)
Doutora Ana Cristina Fernandes (vogal)
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada em local visível e público do CQE no Instituto Superior Técnico, sendo os candidatos notificados através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 de Março a 24 de Março de 2015.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: formulário B1 – Candidatura a Bolsa de Investigação (http://drh.ist.utl.pt/bolseiros/formularios/), curriculum vitæ, certificado de habilitações (com classificações discriminadas) e quaisquer outros elementos que o(a) candidato(a) considere relevantes.
As candidaturas deverão ser enviadas por correio electrónico para o seguinte endereço:
matilde.marques@tecnico.ulisboa.pt com a referência (BL-CQE/2015-006).
(disponível em http://www.eracareers.pt a 26-02-15)
Produtos Sugeridos
Plantas Medicinais da Farmacopeia Portuguesa: constituintes, controlo, farmacologia e utilização
[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs e no Twitter em http://twitter.com/NaturJobs]