Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Referência: RareAsh - ERA-MIN/0006/2014
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto RareAsh, intitulado “ASSESSMENT OF POSSIBLE RECYCLING DIRECTIONS OF HEAVY & RARE METALS RECOVERED FROM COMBUSTION WASTE PRODUCTS – RAREASH”, referência ERA-MIN/0006/2014, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC), nas seguintes condições:
Área Científica: Geologia, Ciências e Tecnologias do Ambiente e áreas afins.
Requisitos de admissão: Ser possuidor de grau de Mestre.
Plano de trabalhos: Caracterização complexa de cinzas volantes e cinzas de fundo de carvão e resíduos sólidos municipais, através de duas vias distintas:
A - Método combinado petrográfico-geoquímico: (a1) pesquisa de metais pesados e raros (HRM; + Sc, Y, Ga, Ge) em minerais das cinzas utilizando a técnica de SEM / EDS; (a2) análise das frações com as maiores concentrações de HRM; (a3) isolamento de uma fração, utilizando diferentes métodos (granulometria, gravimetria, propriedades magnéticas).
B - Método geoquímico: (b1) determinação do teor de HRM nas cinzas; (b2) a separação das amostras em frações por tamanho, densidade, magnetismo; (b3) determinação geoquímica dos HRM nas diferentes frações; caracterização petrológica das frações com teores mais elevados de HRM para otimização do processo de extração.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sob a orientação científica de Bruno Renato Valério Valentim.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses (eventualmente renovável até ao limite máximo previsto no projeto e regulamento aplicável), com início previsto em junho de 2015, em regime de exclusividade.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
O pagamento será efetuado por transferência bancária.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Curriculum vitae (10 pontos), Entrevista (10 pontos).
12. Composição do júri de seleção:
Presidente – Doutor Bruno Renato Valério Valentim
1º vogal efetivo – Prof. Doutora Maria Alexandra Mascarenhas Guedes
2º vogal efetivo – Prof. Doutora Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca
3º vogal efetivo – Prof. Doutora Joana Paula Machado Ribeiro
1º vogal suplente – Doutora Helena Isabel da Costa Ribeiro
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 08/05/2015 a 21/05/2015.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para recrutamentorh@sp.up.pt, com conhecimento para bvvalent@fc.up.pt indicando a referência do projeto no assunto (FCUP_ RareAsh), acompanhadas de: carta de motivação, curriculum vitae, certificados de habilitação, e outros documentos considerados relevantes pelo candidato.
(disponível em http://www.eracareers.pt a 23-04-15)
Produtos Sugeridos
Porque Pirilampiscam os Pirilampos? E muitas outras Perguntas Luminosas sobre Química
Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência
[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs e no Twitter em http://twitter.com/NaturJobs]