Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Na Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (Grau Mestre) no âmbito do projeto de I&D SPnet - Reconstrução in silico de redes celulares de Streptococcus pneumoniae e avaliação do seu impacto na virulência, refª PTDC/EBB-EBI/113824/2009, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) no âmbito do Programa de Todos os Domínios Científicos 2009, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Bioquímica/Biologia Computacional.
2. Requisitos de admissão: Curso de Licenciatura concluído em Bioquímica ou afins e experiência de programação (Matlab e/ou Python e/ou Java).
3. Plano de trabalhos: O Streptococcus pneumoniae é responsável por infecções graves no homem, como a pneumonia e a meningite, e por infecções menos severas como a sinusite e as infecções do ouvido médio. A virulência, que corresponde à capacidade relativa de um microrganismo causar danos num hospedeiro susceptível, não está igualmente distribuída dentro da população pneumocócica. Esta diversidade permite identificar linhagens genéticas associadas a uma maior virulência através da presença ou ausência de genes específicos. Com este projeto, propomo-nos potenciar esta busca através de uma abordagem da biologia de sistemas, recorrendo a redes metabólicas e de transcrição de S. pneumoniae com o objetivo de identificar sub-redes associados à virulência. Em particular, este plano de trabalhos envolve: integração da rede metabólica com dados de hibridação genómica comparativa de uma coleção de estirpes invasivas de S. pneumoniae; identificação de sub-redes associadas com a virulência de estirpes de S. pneumoniae.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho.
E, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013.
5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CQB, sob a orientação científica do Professor Doutor Francisco Rodrigues Pinto.
6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 3 meses, com início previsto a 1 de fevereiro de 2014. O contrato de bolsa poderá ser renovado até a um máximo de 2 meses adicionais, até atingir uma duração máxima prevista de 5 meses, sendo que o seu término não poderá ocorrer em data posterior à data de encerramento do projeto, prevista para 30 de Junho de 2014.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.
O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.
8. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: adequação da licenciatura (40%), média de licenciatura (20%), avaliação curricular (40%). Caso os membros do júri considerem necessário, alguns candidatos podem ser chamados a entrevista para validar a classificação na avaliação curricular.
9. Composição do Júri de Seleção: Francisco Pinto (Presidente do Júri); Carlos Cordeiro e António Ferreira (vogais efetivos), Francisco Couto e Daniel Faria (vogais suplentes).
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final, afixada no átrio da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
11. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 15 a 28 de Janeiro de 2014.
12. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico (para frpinto@fc.ul.pt) acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
(disponível em http://www.eracareers.pt a 24-12-13)
[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs e no Twitter em http://twitter.com/NaturJobs]