Instituto Politécnico de Leiria
Referência: IscoVivo/PROMAR/BI6
O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), através do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), no âmbito do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica, nos seguintes termos:
Título do projeto: Isco Vivo – Projeto n.º 31-03-05-FEP-42.
Coordenador do projeto e da bolsa: Ana Margarida Violante Pombo.
Área científica da bolsa: Aquacultura.
Tipo de bolsa: Bolsa de Investigação (BI).
Fins: Montagem dos sistemas experimentais, montagem dos circuitos. Avaliação do potencial reprodutivo de anelídeos poliquetas obtidos em estabelecimentos comerciais: indução de posturas e avaliação da sua qualidade.
Objeto: Investigação no âmbito do desenvolvimento do cultivo de anelídeos poliquetas.
Duração: 12 meses.
Objetivos a atingir pelos candidatos: Montagem de circuitos experimentais para a realização de ensaios. Acondicionamento de reprodutores provenientes de estabelecimentos comerciais: indução de posturas para cada uma das espécies obtidas e avaliação da sua capacidade reprodutiva.
Destinatários: Titulares de licenciatura em Biologia Marinha e Biotecnologia – ramo de Aquacultura e Pescas, ou áreas afins.
Perfil desejado: Experiência relevante na montagem de circuitos experimentais, na realização de ensaios com anelídeos poliquetas e outros animais marinhos e na captura e manutenção de organismos marinhos. Disponibilidade para trabalho a tempo integral. Bom domínio da língua inglesa, elevado grau de autonomia, forte motivação para trabalho em equipa, disciplinado e rigoroso.
Local de desenvolvimento dos trabalhos: Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM) – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), Peniche, Portugal.
Entidade financiadora: Cofinanciado pelo Fundo Europeu das Pescas (FEP), através do Programa Operacional Pesca 2007-2013 (PROMAR).
Componentes financeiras: Subsídio mensal de manutenção, no valor de 745,00€, de acordo com o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPLeiria e o Regulamento de Bolsas de Formação Avançada da FCT.
Periodicidade: Mensal.
Modo de pagamento: Cheque ou transferência bancária.
Regime de atividade: Exclusividade, de acordo com a regulamentação aplicável.
Avaliação das candidaturas: A avaliação das candidaturas será feita mediante análise curricular e eventual entrevista, tendo em consideração o perfil desejado e os critérios de avaliação definidos.
Critérios de avaliação: Fortes conhecimentos e experiência em ensaios experimentais com anelídeos poliquetas. Os critérios de avaliação e seriação constam de ata elaborada pelo júri, que poderá ser consultada mediante pedido dos interessados.
Júri: O júri responsável pela avaliação das candidaturas será constituído pelas docentes: Ana Margarida Violante Pombo (que preside), Sílvia Correia Gonçalves Fernandes e Teresa Maria Coelho Baptista (vogais efetivos); Susana Margarida de Freitas Ferreira e Maria José Ribeiro Machado Rodrigues (vogais suplentes).
Renovação da bolsa: Nos termos do artigo 19.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPLeiria.
Prazo de candidatura: 17 a 31 de outubro de 2014.
Formalização das candidaturas:
Formulário de Candidatura, devidamente preenchido e assinado, disponível em www.ipleiria.pt, acompanhado da seguinte documentação:
a) Documentos comprovativos de que reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a concurso, nomeadamente;
- Documento comprovativo das habilitações académicas exigidas (com média final e classificação das disciplinas realizadas);
- Documento comprovativo das habilitações profissionais (incluindo ações de formação, especializações, seminários, entre outros);
b) Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado;
c) Fotocópia do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão;
d) Qualquer outro documento que considere relevante para a apreciação da candidatura.
Envio de candidaturas: As candidaturas poderão ser entregues pessoalmente na ESTM; ou remetidas por correio postal para Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Santuário Nossa Senhora dos Remédios, 2520-641 Peniche (em carta registada com aviso de receção, expedida até ao termo do prazo fixado); ou enviadas por e-mail para ana.pombo@ipleiria.pt.
Divulgação dos resultados: Até 5 dias úteis após a realização dos métodos de seleção, mediante envio de e-mail com recibo de entrega ou notificação pessoal aos candidatos.
Modelo de contrato de bolsa e de relatórios finais: Modelos aprovados pelo IPLeiria.
Regime de informação e publicidade dos financiamentos concedidos: Nos termos do artigo 22.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPLeiria.
Regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do Instituto Politécnico de Leiria, Regulamento n.º 39/2005, publicado na 2.ª série do DR n.º 97, de 19 de maio, com as alterações introduzidas pelo Despacho n.º 3163/2009, publicado na 2.ª série do DR n.º 16, de 23 de janeiro; Despacho n.º 238/2011, publicado na 2.ª série do DR n.º 3, de 5 de janeiro e Despacho n.º 13700/2011, publicado na 2.ª série do DR n.º 196, de 12 de outubro; Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, publicada na I Série-A do DR n.º 194, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, publicado na 1.ª série do DR n.º 165, de 27 de agosto, pela Lei n.º 12/2013, publicada na 1.ª série do DR n.º 20, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, publicado na 1.ª série do DR n.º 130; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., Regulamento n.º 326/2013, publicado na 2.ª série do DR n.º 164, de 27 de agosto.
(disponível em http://www.eracareers.pt a 17-10-14)
Produtos Sugeridos
Mistérios do Mar - Investigando as Profundezas Subaquáticas
[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs e no Twitter em http://twitter.com/NaturJobs]