Universidade de Évora
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para licenciado no âmbito do projeto A gestão da intensidade do pastoreio face à valorização do montado como sistema de elevado valor natural, INALENTEJO (ALENT-07-0224-FEDER-001744), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do INALENTEJO – Regulamento Específico Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, nas seguintes condições:
Área Científica: Biologia
Requisitos de admissão dos candidatos
O(a) candidato(a) só será admitido(a) se garantir todos os cinco requisitos seguintes:
1) Estar habilitado(a) com licenciatura em Biologia, cuja especialização seja predominantemente na área de gestão dos recursos faunísticos.
2) Declarar e ter agilidade motora e robustez física para trabalho de campo.
3) Ter licença de condução válida para veículos ligeiros da classe A.
4) Residir ou ter disponibilidade para vir a residir durante o período da bolsa na região de Évora / Montemor-o-Novo
5) Ter enviado um curiculum vitae completo e respetivos certificados de formação e/ou comprovativos de aquisição de competências.
Plano de trabalhos:
1) Amostragem de vertebrados terrestres (répteis; aves florestais e mamíferos ungulados) em contexto de montado.
2) Recolha, carregamento, tratamento e análise de dados faunísticos.
3) Apoio na elaboração e produção de relatórios técnicos.
Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de Agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Ornitologia e no grupo de Ecossistemas e Paisagens Mediterrânicas do ICAAM da Universidade de Évora, e nas parcelas de montado selecionadas no âmbito do projeto, sob a orientação científica dos Professores João Eduardo Rabaça, Paulo Sá Sousa e António Pedro Santos.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em maio de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 3 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.
Métodos de seleção: A seleção é feita com base no Curriculum vitae dos candidatos, com a valoração ponderada dos critérios de classificação e ordenação indicados na Tabela 1. Poderá haver entrevista presencial, se considerada necessária, designadamente para desempate.
Tabela 1 – Critérios de classificação e ordenação dos candidatos. A pontuação é cumulativa até ao máximo de 20 pts.
Formação académica superior em Biologia, com especialização em gestão de recursos faunísticos
Licenciatura
4 pts
Pós-graduação
4 pts
Experiência comprovada em amostragem, recolha de dados e identificação de fauna terrestre
Censos de aves, em particular de aves florestais e terrestres
4 pts
Inventariação de répteis ibéricos
4 pts
Estimativa de densidades de mamíferos ungulados
4 pts
Composição do Júri de Seleção:
Presidente – Professor Doutor Paulo Alexandre da Cunha e Sá de Sousa
1º Vogal – Professor Doutor João Eduardo Morais Gomes Rabaça
2º Vogal – Professor Doutor António Pedro de Avelar Gonçalves Santos
1º Suplente – Professora Doutora Maria Teresa Amado Pinto Correia
2º Suplente – Professora Doutora Maria Paula Duarte Simões
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por pontuação final obtida, afixada em local visível e público do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 05 de abril 2013 a 18 de abril 2013 e os resultados da seleção serão publicados até 24 de abril de 2013.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas deverão ser remetidas obrigatoriamente por duas vias:
1) Em formato de papel por correio (CTT) endereçado a:
Prof. Doutor Paulo Sá Sousa
Dep. Biologia da Universidade de Évora
Apartado 94, 7002-554, Évora
2) Em formato digital (pdf ou Msword) para o e-mail: psasousa@uevora.pt
Nota: a ausência de envio dos documentos por uma das duas vias supracitadas conduz imediatamente a não admissão do candidato.
(disponível em www.eracareers.pt a 04-04-13)
[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs e no Twitter em http://twitter.com/NaturJobs]