Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Na Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projeto/instituição de I&D ERA-CLIM2/IDL, FP7 – contrato nº 607029, cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do Sétimo Programa-Quadro, nas seguintes condições:
Área Científica: Meteorologia
Requisitos de admissão: Licenciatura incluindo disciplinas de matemática e física.
Experiência substancial no uso de EXCEL, na utilização de software de digitalização (imagem digital) de documentos, e de software de OCR (Optical Character Recognition), sendo estes conhecimentos essenciais para a realização do trabalho proposto.
Experiência prévia na correcção de dados digitalizados de observações meteorológicas.
Elevada motivação e determinação para desenvolver o trabalho proposto.
Será dada prioridade a candidatos que tiverem participado ou colaborado no projeto ERA-CLIM.
Plano de trabalhos: O projeto ERA-CLIM2 pretende continuar o trabalho do projeto antecedente ERA-CLIM, tendo como objetivo a aplicação e extensão da capacidade atual de produzir reanálises meteorológicas globais pelas organizações Europeias, por forma a alcançar os requisitos necessários à monitorização do clima e estudos climáticos, bem como o desenvolvimento de produtos de reanálise. A FFCUL participa no projeto ERA-CLIM2, fornecendo dados digitalizados e formatados de Portugal, das antigas colónias e da América do Sul (Chile), que servirão de input às reanálises desenvolvidas pelo parceiro principal do projeto, ECMWF. No presente trabalho, e durante o primeiro ano da bolsa, pretende-se que o bolseiro utilize as aplicações de captação de imagem digital, OCR e Excel para recuperação e correcção inicial dos dados dos Anuários de Lourenço Marques (1909-1952), constantes da biblioteca do IDL, entidade de acolhimento onde o trabalho será desenvolvido. O bolseiro irá integrar uma equipa exclusiva de digitalização de dados que inclui 4 elementos, que terão a seu cargo a recuperação de dados publicados e impressos sob a forma de tabelas dos Anuários de Angola (1938-1974), dos Anuários de Lourenço Marques (1909-1952) e de dados manuscritos da América do Sul, nomeadamente do Chile (1950-1972).
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho.
E, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto Dom Luiz, sob a orientação científica da Doutora Maria Antónia Valente.
Duração da bolsa: A bolsa tem início previsto em janeiro 2014. O contrato com a duração inicial de 12 meses, pode ser renovado até 24 meses ou eventualmente até à data de fim do projeto.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745.
Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.
O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.
Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão a Avaliação curricular. A classificação será medida numa escala de 0 a 20, em que os coeficientes a aplicar a cada componente são os seguintes: ver PDF
A Avaliação Curricular representa 100% da nota final .
Composição do Júri de Seleção: Presidente: Maria Antónia Valente, Instituto Dom Luiz
Primeiro vogal: Ricardo Trigo, Instituto Dom Luiz
Segundo Vogal: Célia Gouveia, Instituto Dom Luiz
Vogais suplentes: Carlos Pires, Instituto Dom Luiz, Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia, e Carlos da Câmara, Instituto Dom Luiz, Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada no átrio da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 16 a 22 de dezembro de 2013.
Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico para mavalente@fc.ul.pt acompanhadas dos seguintes documentos:
Carta com motivação para concorrer à bolsa; Curriculum Vitae; Certificado de Licenciatura; Certificado contendo as disciplinas de formação académica; Eventuais certificados de formação adicional nas áreas de informática, ou outros que sejam relevantes para o trabalho a realizar.
As candidaturas podem ainda ser remetidas por correio para
Maria Antónia Valente
Instituto Geofísico do Infante D. Luiz
Rua da Escola Politécnica, 58
1250-102 Lisboa
Portugal
Tel: + 351 213921866
(publicado em http://www.fc.ul.pt a 13-12-13)
[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs e no Twitter em http://twitter.com/NaturJobs]